
FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA
O Desenvolvimento Motor acontece de acordo com a maturação do Sistema Nervoso Central do Bebê e conforme as novas conexões neuronais são formadas, a partir das experiências vivenciadas.
Cada habilidade motora possui uma janela ideal de tempo para acontecer, ou seja, a expressão: "Cada criança tem seu tempo" não é uma verdade. É preciso que haja ambiente e estímulos adequados para tal.
Algumas crianças apresentam atraso motor, seja por escassez de estímulos, alterações musculoesqueléticas ou neuromotoras. Nesses casos, a Fisioterapia Pediátrica é o que vai tratar, reabilitar e potencializar o desenvolvimento motor, respeitando a individualidade de cada criança.
O Sistema Respiratório é responsável pela troca gasosa e consequente oxigenação do sangue arterial que irriga e nutre todo o corpo.
Por ser a entrada e saída de ar, pode enfrentar a invasão de patógenos, e consequente infecção, acúmulo de muco e dificuldade para respirar. Quando não são combatidos pelo sistema imunológico levam ao adoecimento.
A Fisioterapia Pediátrica atua na remoção de secreções, diminuição do trabalho da musculatura respiratória e reabilitação da função, promovendo assim, uma melhora do quadro clínico e evitando o uso excessivo de medicações e as temidas internações hospitalares.